domingo, 11 de dezembro de 2011

TPM, o mal do século!


Sobre o problema da pós-modernidade, do pecado e a cura em Jesus Cristo

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16:26)

Há um tipo de TPM, o mais conhecido, chamado: Tensão Pré-Menstrual. Esta doença atinge as mulheres, em certos períodos, ou seja, o "turbilhão de hormônios" que são descarregados em seus corpos, mensalmente. Sabemos que, em alguns casos, quando essas mulheres entram em “erupção”, o mal atinge toda a família... (eu quem o diga!... sai de baixo!).

Em alguns casos, esse problema é tão grave que, como li em certo lugar, o quadro patológico deveria ser: TPM - "Todos os Problemas Misturados!" (Aliás, qualquer semelhança com a foto acima NÃO É MERA COINCIDÊNCIA! Os maridos não me deixam mentir!).

Porém, apesar do título e da foto sugerirem essa doença, não será sobre ela que iremos abordar aqui.

A inerrante e infalível Palavra de Deus, a Bíblia, mostra-nos que há um mal que atinge todo o ser humano (homem ou mulher) que nasce neste mundo. O nome desse mal é PECADO!

Talvez o leitor não entenda qual a relação entre o pecado e a “TPM”, mas, vou lhe mostrar a qual tipo de “TPM” estou me referindo. Refiro-me à “TPM”: "Todos os Pecados Misturados"!

A causa deste mal é a REBELDIA do homem contra o seu Criador, e remonta ao Jardim do Éden.

A Bíblia nos informa como tudo começou: “a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gn 3:1). Aqui, neste momento, neste fatídico diálogo entre Eva e Satanás, a mentira começou a infectar o coração e ouvido do ser humano, levando-o a duvidar da Palavra de Deus e a ser seduzido pelo mal. Com isso, o pecado infectou a vida de toda humanidade.

Independente de qual seja o povo, tribo, língua ou nação, o ser humano não está isento dessa “doença” infecciosa, destruidora [da alma], "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3:23).

Em conseqüência disso, a humanidade se desviou do Criador, sofrendo com as doenças, a morte, sendo vítimas do engano e de todo o tipo de superstições. E o homem que não conhecer Jesus Cristo, por mais bem intencionado que ele seja, por mais “religioso” que ele seja, estará sempre rumando para o precipício, pois “um abismo chama outro abismo...” (Sl 42:7a)

Tendo se afastado de Deus, o homem busca, por todas as formas, ser salvo pelas "boas ações", pelo amor, solidariedade, esforços pessoais, etc. Porém, ao contrário, a Bíblia nos mostra que: “... todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia” (Is 64:6). Assim, vemos que nossas “boas obras” não podem nos salvar.

A maioria das seitas se baseia na "salvação por obras" (caridade, amor ao próximo, solidariedade, tolerância, etc.), tudo sem a fé em Jesus Cristo. Quanto engano!

E, por falar nesta “TPM”, esse terrível mal já aflige o ser humano há aproximadamente 6.000 anos e não pode ser considerado apenas como o "mal do século", mas, sim, o mal de muitos milênios...

Mas, ainda não é sobre esta “TPM” que irei tratar aqui.

Quero abordar sobre um assunto sério, na verdade, seriíssimo. Vou falar sobre o “mal do século”, a “TPM”: “Tensão Pós-Moderna”.

Como sabemos, vivemos na era pós-moderna. A humanidade, com isso, passou a sofrer desse outro tipo de “TPM”, não bastasse todos os outros pecados!

Atualmente, o absoluto cedeu lugar ao relativo. Valores como moral, caráter, honestidade e, principalmente, a VERDADE, são substituídos por “valores” relativos, na mente da grande maioria das pessoas.

Agora, a verdade foi redefinida (eles adoram "redefinir"). Nada mais é o que parece (infelizmente, nem mais o “evangelho” é o mesmo...). Tudo depende do “ponto de vista de cada um sobre determinado assunto e, como lemos na Bíblia: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda" (Pv 16:18).

Na sociedade pós-moderna, cada um pode crer e, até mesmo viver, como acredita ser o correto, pois, não há mais limites entre o certo e o errado: “E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2 Tm 4:4).

Não se pode mais anunciar a VERDADE QUE LIBERTA (que é o próprio JESUS CRISTO – Jo 8:32), sem ofender os “ouvidos sensíveis” das pessoas; haja vista que os homens não suportam mais a sã doutrina.

Isto, porém, não é novidade para quem conhece a Palavra de Deus, pois ela já nos adverte: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (2Tm 4:3-4).

A sociedade não admite mais o anúncio de que háum único Caminho e uma única Verdade: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14:6).

Quer estar na moda? Quer ser "politicamente correto"? Seja TOLERANTE! (ou melhor, seja conivente com o erro, com o pecado, etc.). Se você questionar alguma atitude ou quiser mostrar a verdade a alguém, será considerado intolerante, radical, preconceituoso, fanático, sem amor, retrógrado, etc. E aí, cuidado! Depois de "devidamente rotulado", poderão confundi-lo com um "doente contagioso" e fugirão da sua presença!

O mundo não suporta que a luz exponha suas atitudes, ou melhor, seus PECADOS, suas mazelas, porque “... todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta” (Ef 5:13).

A humanidade não admite ter suas “fronteiras” ameaçadas pela verdade! "A verdade divide" e o mundo caminha para um "consenso", uma "unidade na diversidade" (que contradição!); enfim, o governo único do anticristo.

A palavra da moda é a TOLERÂNCIA. Palavras como esta soam muito bem aos ouvidos dos incautos homens pós-modernos, ávidos por se colocarem no lugar de Deus e ditarem suas próprias regras (isso começou em Gn 3:5).

Pode-se falar sobre política, futebol, etc., em qualquer lugar, a qualquer hora. Estes assuntos não ofendem a ninguém, por mais divergente que seja a sua opinião das demais.

Mas... se você falar em "Jesus Cristo", de VERDADE ABSOLUTA, etc., a “TPM” o pega! Há um rebuliço ao seu redor, eles evitarão a sua pessoa, você será rotulado, no mínimo, "de um bicho esquisito". A Bíblia já nos alerta que: “... todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm 3:12).

Como bem disse o Pr. Ron Riffe: “O ‘mistério da iniqüidade’ (2Ts 2:7) está prestes a atingir o seu auge e o ar está repleto de uma enganação espiritual tão espessa que é quase possível cortá-la com uma faca.” [site: www.espada.eti.br]

A Psicologia, a “... falsamente chamada ciência” (1Tm 6:20), tão em voga ultimamente, inclusive nas igrejas (sic), tem atribuído a culpa pelo pecado à influência do meio em que o homem vive, à influência dos pais, do mundo, etc., não admitindo que o pecado faça parte da natureza humana decaída e afastada de Deus (Rm 3:23) e, muito menos, admite que o culpado, seja o próprio indivíduo pecador por natureza.

A Bíblia diz que: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele” (Ez 18:20). Mas, esta verdade incomoda aos "pós-modernos". É o velho hábito de se pôr a culpa nos outros (Gn 3:12).

Vivemos em uma sociedade, na qual, infelizmente, o que importa é a valorização do EU, da auto-estima, do amor próprio, a promoção da auto-ajuda (e como se vendem livros sobre este assunto!); ou seja, um culto ao ego, egocentrismo (Rm 1:21-32).

Já estamos presenciando até sermões "amaciando" o ego dos pecadores, para que se sintam bem nas igrejas! São as “igrejas ao gosto do freguês”, agora, trazendo para os púlpitos das igrejas heresias, como a “Cegueira de Propósito” do Rick Warren, por exemplo. É o velho “canto da sereia”, em nova roupagem!

Porém, como a própria Bíblia nos exorta quanto aos falsos ensinos, às falsas religiões e vãs filosofias: “... sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso...” (Rm 3:4).

Jesus, por Sua vez, diz-nos: “... Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mt 16:24).

Diante deste “quadro dantesco” em que se encontra a sociedade pós-moderna, que prega a tolerância, mas é totalmente intolerante à verdade de Deus, torna-se GRITANTE a necessidade do homem perdido se render à soberania do CRIADOR, humilhando-se e buscando saber quais são os princípios, os planos e a vontade dEle para a humanidade, conforme se encontra revelado nas Escrituras: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17:3).

Se não derem ouvido à VERDADE, preferindo as fábulas, “... a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3:19).

Portanto, eis o remédio para a humanidade, que sofre da TPM "espiritual":"arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor" (At 3:19).

Fica aí a receita do BOM MÉDICO (Jesus Cristo)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário